Quem sou eu?

Minha foto
Olá, sou estudante de teatro mas confesso que tenho afinidades com outras campos de atuação, como jornalismo, moda, decoração, cinema e por aí vai. Um dia pretendo responder à pergunta do meu próprio blog: "então, Tati, qual vai ser?"

quinta-feira, 10 de março de 2011

"Amor x Ódio aos gays": por que será?

Li uma reportagem muito interessante, capa da revista Época, por isso gostaria de comentá-la aqui. Durante o nosso carnaval, o Brasil aceita e consagra os homossexuais. Mas por que será que após o período carnavalesco, o preconceito e a homofobia florescem em alguns membros da sociedade?

Esse é um assunto muito delicado pela importância que possui na sociedade.  Segundo um trecho da reportagem da Época: “Muitos dos homens que saem de vestido e maquiagem nos blocos de Carnaval vão agredir homossexuais no resto do ano ou mesmo quando tirarem a fantasia”, diz Carlos Tufvesson, coordenador especial de Diversidade Sexual do município do Rio. Por isso, Tufvesson lançou na última quarta-feira a campanha “Rio: Carnaval sem preconceito”, que incluirá depoimentos de artistas e treinamento para guardas civis saberem lidar com casos de discriminação ou agressão.  
Eu concordo plenamente com Tufvesson. A hipocrisia dessas pessoas durante as festas carnavalescas é algo preocupante no país, porém um assunto que, muitas vezes, é ignorado por parte da sociedade. O país está sendo testemunhas de diversos tipos de agressões a homossexuais. Embora São Paulo seja um dos principais palcos de violência homofóbica, os ataques estão espalhados por todo o país.
http://www.istoe.com.br/reportagens/111738_JOVENS+COVARDES+E+HOMOFOBICOS


Não há números  exatos, pois não existe acompanhamento do Estado sobre casos homofóbicos. Apenas estima-se que em 2010  houve 252 assassinatos motivados pelo ódio aos homossexuais. Entretanto, muitos desses casos estão ganhando espaço nos noticiários e alertando a sociedade da gravidade desse problema social.
Então eu me pergunto: as pessoas estão evoluindo tanto, por que será que há diversos casos de homofobia? Encontrei a resposta na revista Época. Resumindo: “Os especialistas desse assunto respondem com um paradoxo, ou seja, quanto maior a aceitação dos direitos civis da comunidade gay, maior é a sua rejeição (...) O homofóbico relaciona o homossexual  à imoralidade e à impureza e deve ser descartado para o bem da sociedade. O agressor geralmente é frágil psicologicamente e forte fisicamente.”
Há mais de 80 países que consideram, ainda hoje, o homossexualismo um crime. Exemplos: Ahmadinejad, do Irã, e Mugabe, do Zimbábue, promovem perseguição oficial aos homossexuais. No Brasil, um projeto de lei que irá caracterizar a homofobia como crime gerou uma forte reação de diversos setores, não só dos conservadores.
A sociedade precisa apreender a respeitar os direitos individuais de cada cidadão. Não importa a sua cor de pele, a sua escolha religiosa, a sua conta bancária ou a sua escolha sexual. Somos da mesma espécie Homo Sapiens e por isso somos iguais na essência e diferentes nas escolhas individuais. Precisamos evoluir não só na teoria (criação de leis), mas também na prática. Devemos descartar a hipocrisia, o preconceito e a homofobia. É nosso dever humanitário, desenvolver, dentro de cada um de nós, um dos valores sociais mais importantes: o respeito.


Durante o Carnaval, o homossexualismo é consagrado. E no resto do ano por que a homofobia é recorrente?
 Não é uma hipocrisia carnavalesca?


Nenhum comentário:

Postar um comentário