Quem sou eu?

Minha foto
Olá, sou estudante de teatro mas confesso que tenho afinidades com outras campos de atuação, como jornalismo, moda, decoração, cinema e por aí vai. Um dia pretendo responder à pergunta do meu próprio blog: "então, Tati, qual vai ser?"

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Você sabe quem está por trás da empresa NEYMAR?

Todos nós sabemos que o grande craque do momento é o jogador santista Neymar, que já está sendo considerado como o  "Pelé do século XXI". 
Agora, o que muita gente não sabe, e não tem a menor ideia é que para construir o mais novo craque do futebol brasileiro, exige muito trabalho, muito esforço, e muitaaaa grana!

 A construção de um ídolo- milionário.

Tudo começou quando nada menos do que o treinador de Robinho, o Betinho, notou que o pequeno Neymar, aos 6 anos de idade, tinha uma coordenação motora fora do comum e decidiu treiná-lo.
Aos 7 anos já estava treinando como um profissional (acreditam??). Ganhava resistência muscular com treinos na praia e aprendia a chutar com as duas pernas - o que hoje ele executa muito bem.
A partir dos 11 anos, o minicraque só tinha uma folga semanal, e participava de campeonatos no campo e no salão. E sempre era considerado o astro por onde passava. E vale ressaltar que havia o grande apoio do seu pai, Neymar da Silva Santos. Esse já havia sido jogador, mas não obteve sucesso nenhum, jogou em pequenos times, sem maiores oportunidades.

 Neymar Pai sabe tudo o que fazer para uma carreira de jogador não dá certo.

Aos 12 anos sua vida mudou completamente. Betinho, seu treinador, o entregou para o empresário Wagner Ribeiro, com o seginte conselho:
"Dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Mas aqui na Vila Belmiro caíram três raios: Pelé, Robinho, e esse menino Neymar, que eu trouxe pra você cuidar."

E não é que Ribeiro "botou fé" no conselho de Betinho, e tomou todas as providências para transformar o futuro do pequeno Neymar. Como exemplo, o "tal" Real Madrid se interessou pelos dribles fabulosos do menino de 13 anos, e fez uma oferta (tipo um X-Tudo): casa, carro e 10.000 euros mensais para contratá-lo. Porém, o Santos, que não é besta, cobriu a oferta do time espanhol e segurou com unhas e dentes o pequeno jogador. 
Aos 17 aninhos, na iminência de estrear no time profissional do Santos, Neymar recebia 55.000 reais mensais, e já era rotulado como a maior revelação da base santista em muitos anos.
Aos 18 anos, uma reviravolta ocorreu na carreira do jogador. 
O Chelsea, timizinho da Inglaterra, ofereceu uma proposta milionária pelos dribles do Neymar. Nada menos do que 35 milhões de euros...

Nós, simples mortais, não temos a menor ideia da quantia dessa grana, mas sabemos que ela tem o poder fatal de influenciar diferenciados grupos da sociedade. Para justificar essa constatação, veja bem...

Houve uma reunião numa das salas de um grande banco em São Paulo, entre: o Neymar Pai, o empresário do jogador e uma dezena de executivos de bancos e de agências de publicidade com interesses na carreira do craque. O presidente do Santos, Luis Alvaro, usou uma tática infalível para convencer o pai de Neymar a deixar seu filho no time santista.
Afirmando que Neymar seria o próximo a ocupar o lugar do grande ídolo esportivo nacional (depois de Ayrton Senna), Luis Alvaro passou o seu celular para o pai de Neymar, dizendo que uma pessoa gostaria de aconselhá-lo. Bem, do outro lado da linha, a voz do maior jogador da história, que veio do time santista, apelava para a permanência de Neymar no Santos.
O pai de Neymar seguiu exatamente os conselhos de (nada menos do que) Pelé, com a condição de transformar seu filho em O melhor jogador do mundo...

Enfim, Neymar, de 18 aninhos, se firmou como um fenômeno no Santos e fora dele. Claro, isso vem de todo seu esforço, porém há uma grande máquina de profissionais que funciona sincronicamente para prover todo o sucesso desse craque, como psicólogo, fonoaudiólogo, fisiologista, professor de inglês, de espanhol e de conhecimentos gerais. Além disso, quem comanda a administração de suas finanças é o vice- presidente do Banco Santander, José Berenguer. Isso tudo é um grande investimento que tem retorno garantido.
Pra se ter uma ideia, Neymar é o garoto-propaganda mais disputado do Brasil. Ele vende de celular a mortadela!
Fatura 850.000 reais com publicidade, e 150.000 reais com o salário do Santos. Mas todo seu dinheiro é investido pelo Neymar Pai, só restando 10.000 reais de mesada para Neymar.

Pensando bem, esse pai sabe o que está fazendo. Imagina 1 Milhão de reais na mão de um garoto de 19 anos?! Não há tratamento psicológico suficiente para sustentar o talento e o posicionamento correto de um futuro jogador - melhor do mundo. Isso até já foi comprovado com alguns escândalos da carreira de Neymar, como a discussão com o ex-treinador do Santos, Dorival Júnior, que resultou em uma crise dentro do time.

É melhor baixar essa crista da cabeça, Neymar,  e continuar a ser o tipo "bom-moço" por que essas pisadas na bola não serão aceitas pelo público futebolístico.

Sabemos que há o grande sonho de quebrar um tabu: ser eleito o melhor jogador do mundo "fora" da Europa, ou seja atuando em um time brasilero.

Se isto realmente acontecer, será inédito, mas, com certeza, nada acidental.










 





Nenhum comentário:

Postar um comentário