Quem sou eu?

Minha foto
Olá, sou estudante de teatro mas confesso que tenho afinidades com outras campos de atuação, como jornalismo, moda, decoração, cinema e por aí vai. Um dia pretendo responder à pergunta do meu próprio blog: "então, Tati, qual vai ser?"

segunda-feira, 11 de julho de 2011

A polêmica revelação de corrupção pela Revista VEJA.

Em sua edição passada, a revista VEJA, publicou informações sobre um caso escandaloso de corrupção no Ministério dos Transportes do governo, comandado pelo partido dos Republicanos, o PR.

Dia 24 junho, houve uma reunião entre a presidente Dilma Rousseff e integrantes do Ministério dos Transportes no Palácio do Planalto. Ela cobrou explicações sobre a explosão dos valores dos empreendimentos vinculados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sobre aumentos sucessivos dos custos das obras em rodovias e ferrovias e mandou suspender novos projetos. A presidenta ainda afirmou que não há orçamento que consiga suprir os aumentos propostos por este Ministério. E ironicamente disse aos acusados de superfaturamento: " Vocês precisam de babá. E terão três a partir de agora: a Miriam, a Gleisi e eu!" Fatos relatados na revista Veja passada.

A reação de Dilma não é exagero, mas reflete o mal que esse escândalo pode causar em seu governo. Segundo depoimentos concedidos à revista Veja, esse caso de corrupção se assemelha ao Mensalão, do governo Lula. É o seguinte: 
O Partido da República manda e desmanda dentro do Ministério do Trabalho, desde do primeiro mandato de Lula. O PR cobra propina de seus fornecedores em troca de sucesso em licitações e dá garantia de superfaturamentos de preços. As empresas pagam um "pedágio político" de 4% sobre o valor das faturas recebidas. A maior parte dos recursos se destinam aos cofres da direção do PR, comandado pelo ministro (dos Transportes) Alfredo Nascimento e pelo deputado Valdemar Costa Neto ( O cabeça, pois ele decide quem comanda o ministério dos Transportes e quais as empresas que executaram os projetos e as obras).
Valdemar Costa Neto - presidente de honra do PR, dita o rumo do partido atualmente. Tem seu "rabo preso", pois o STF já abriu processo contra ele por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção passiva. E mesmo assim, as pessoas o reelegeram em 2006 e 2010.


Alfredo Nascimento - Ministro dos Transportes e presidente do PR



Esse caso de corrupção envolve ainda setores como o DNIT, a VALEC, e a Aneor. É preciso que todos pudessem ler a reportagem na íntegra da revista VEJA e comprovar a complexidade tamanha que este caso revela. 

Para amenizar essa situação, a presidente Dilma Rousseff aceitou o pedido de demissão do Alfredo Nascimento, e determinou o afastamento de outros quatro integrantes envolvidos no caso. Mas isso não resolve totalmente o problema. Ela conseguiu cortar os cabeças do grupo, mas não impediu que o PR continue a comandar o ministério.

Pra se ter ideia de umas da fraudes desse escândalos, o governo pagou 35 milhões de reais (!) pela construção de 2 quilômetros de uma estrada em Minas Gerais.

Há possíveis alegações que uma parte do dinheiro coletado ilegalmente serviu para custear a candidatura de Dilma. Ela diz que pretende destruir o esquema de corrupção do PR, mas não será capaz de realizar isso, se a sua campanha presidencial estiver ligada ao encarecimento das obras. Mas essa era a oportunidade para a presidente nomear para o Ministério dos Transportes alguém de sua confiança e que esteja de acordo com as suas diretrizes.

O que se sabe até agora é que está sendo negociado com o mesmo  partido, o PR, a escolha do novo ministro.

Nas escolas de corrupção em Brasília, poder, propina, e prosperidade financeira são pré-requisitos que devem ser adotados pelos seus alunos, desde do jardim de infância.
Dessa forma, cabe a nós, cidadãos, nos comportar como BABÁS de todas essas criancinhas inocentes e indefesas acometidas pelo vírus da corrupção e da impunidade.


OBS: Como é bom viver em um país com liberdade de expressão atuante, pois ainda existem pessoas interessadas em denunciar a impunidade e a corrupção que permanece neste país.

Um comentário:

  1. A política Nacional precisa de muitos reparos,não obstante os anseios pessoais que desmontam todo um trabalho que deveria ser feito com o povo e para o povo. No entanto, eu gosto muito de um texto de João Ubaldo Ribeiro no qual afirma que o que estraga os brasileiros são os próprios com sua esperteza desde pequenos. Isso vem desde a adolescência...Vejo meus amigos subornando guardas de trânsito para não pagar multas, ou pagando a seguranças para entrar em festas mais rápido, imagina a quantidade de pessoas que irão subornar por uma licitação, é tudo questão de moral e de saber que Caratér não tem diferença se for com 10 reais ou 1 milhão. Assisto diariamente a TV Senado e percebo bem os senadores que falam no Plenário com desejo pelo povo e os que falam para si mesmos, cntinue assim Tati, sendo uma luz crítica em nosso meio, grande abraço

    André Luiz de Farias

    ResponderExcluir